quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A origem da Coroa de Advento

Na cidade Hamburgo, Alemanha, muitas muitas crianças órfãs perambulavam pelas ruas. Em 1833, comovido com a situação dos pobrezinhos, Johann Wichern, pastor luterano, construiu uma enorme casa onde passou a abrigar o número máximo possível de pequeninos. Alguns voluntários ensinavam ofícios às crianças: carpintaria, cozinha, jardinagem, etc.

Em dezembro de 1839, como recurso de ensino para ensinar verdades bíblicas sobre o Natal, o pastor Wichern pendurou uma roda velha de carroças no teto na “Casa”. No primeiro domingo de Advento colocou a primeira grande vela a queimar sobre a roda. Depois, nos seis dias seguintes, seis velas pequenas. Daí, no segundo domingo de Advento, novamente a segunda vela grande e assim até chegar a véspera de Natal. No dia 24 de dezembro, 24 velas queimavam naquela roda.

Em 1840, aquela pequena comunidade decidiu enfeitar a roda iluminada com ramos de pinheiro, que simbolizavam a vida que recebemos de Cristo. 
Foi assim que nasceu a primeira Coroa de Advento dentro da Igreja Luterana.


Muitas pessoas que visitavam a Casa de Abrigo achavam aquele símbolo muito significativo. Como nas suas moradias particulares não havia muito espaço para uma Coroa de Advento com 24 velas, optaram por uma menor com quatro, uma para cada domingo. Nascia assim a tradicional Coroa de Advento que utilizamos hoje nas igrejas luteranas.

Fonte: IECLB

Feliz advento a todos! 
Pastor Mário

domingo, 20 de novembro de 2011

Paz consigo mesmo


Você já sentiu uma angústia interna que o impossibilitasse de trabalhar, reagir e até de dormir? Talvez você esteja sentido isso agora. Você não encontra uma saída. Mas, temos uma boa notícia para você. Cristo é a saída. Somente ele pode dar a você a coragem e a segurança necessárias para que você viva em paz consigo mesma. Olhe para a cruz de Cristo. Foi na cruz que Cristo derramou o seu sangue para perdoar todos os seus pecados. Com isso ele abriu para nós o caminho para que possamos voltar para Deus. Assim em paz com Deus encontraremos a nossa paz interior. Senhor, enche o meu coração com a tua paz, só assim terei a verdadeira paz. Amém. 

Oração:

Pai Celeste, peço perdão pelos meus pecados. Ajuda-me e livra-me do mal e das tentações que sofro diariamente. Concede-me perseverança para enfrentar e, se for da tua vontade, superar as dificuldades que venho atravessando. Há momentos em que não vejo saída, mas eu confio que em ti encontrarei refúgio e força para continuar lutando, com a certeza de que em Cristo sou mais do que vencedor. Amém. 


Mensagens de Esperança - Hora Luterana