Na cidade Hamburgo, Alemanha, muitas muitas crianças órfãs perambulavam pelas ruas. Em 1833, comovido com a situação dos pobrezinhos, Johann Wichern, pastor luterano, construiu uma enorme casa onde passou a abrigar o número máximo possível de pequeninos. Alguns voluntários ensinavam ofícios às crianças: carpintaria, cozinha, jardinagem, etc.
Em dezembro de 1839, como recurso de ensino para ensinar verdades bíblicas sobre o Natal, o pastor Wichern pendurou uma roda velha de carroças no teto na “Casa”. No primeiro domingo de Advento colocou a primeira grande vela a queimar sobre a roda. Depois, nos seis dias seguintes, seis velas pequenas. Daí, no segundo domingo de Advento, novamente a segunda vela grande e assim até chegar a véspera de Natal. No dia 24 de dezembro, 24 velas queimavam naquela roda.
Em 1840, aquela pequena comunidade decidiu enfeitar a roda iluminada com ramos de pinheiro, que simbolizavam a vida que recebemos de Cristo.
Foi assim que nasceu a primeira Coroa de Advento dentro da Igreja Luterana.
Muitas pessoas que visitavam a Casa de Abrigo achavam aquele símbolo muito significativo. Como nas suas moradias particulares não havia muito espaço para uma Coroa de Advento com 24 velas, optaram por uma menor com quatro, uma para cada domingo. Nascia assim a tradicional Coroa de Advento que utilizamos hoje nas igrejas luteranas.
Fonte: IECLB
Feliz advento a todos!
Pastor Mário