domingo, 30 de dezembro de 2012

JOIA PARA PASSAGEM DO ANO



Além da cor da roupa, muitos se preocupam com a joia certa para usar no Réveillon. Conforme a superstição, ouro atrairia dinheiro e prata seria o receptor correto para alegrias. Mas, há uma joia muito mais importante do que qualquer metal ou pedra preciosa. Essa joia é de graça e para todos. Você quer?



Então leia o Salmo 16. Esse Salmo é chamado de "joia de ouro" por Lutero e diversos teólogos, pois nele encontramos o caminho da felicidade eterna e inabalável. 



Antes de tudo, Davi escreve sobre os caminhos que não levam à felicidade. O Salmo 16, versículo 3 diz: "Aqueles que correm atrás de outros deuses [superstições, guias, espíritos] trazem muito sofrimento para si mesmos." 



No Réveillon muitos "correm atrás de outros deuses": seguem superstições como "guardar sementes de romã" na carteira e/ou vestir roupa vermelha para atrair namorado(a). Não há nada errado em buscar progresso, prosperidade, conforto e melhoria de vida. Todos queremos isso também. O erro consiste tentar conquistar tudo isso por outro caminho que não o trabalho duro. Depositar a esperança e o esforço em superstições é como "correr atrás de outros deuses".



O caminho para a felicidade inabalável não depende da conta bancária, da casa em que moro, ou do carro que temos. Não depende da situação econômica do país ou da posição do meu time no ranking da CBF. O caminho para felicidade depende de Cristo Jesus. Ele nasceu em Belém e se tornou homem para nos trazer a Vida Eterna e a Salvação. Nossos erros e pecados estão pagos por sua morte na cruz. Essa é a felicidade eterna: saber que vamos habitar a Nova Jerusalém graças à obra de Cristo. 



Sobre isso, Davi escreveu: "...tu, ó Deus, me protege do poder da morte. Eu tenho te servido fielmente, e por isso não deixarás que eu desça ao mundo dos mortos." Os apóstolos Paulo e Pedro citam o salmo 16 para mostrar que Jesus é o Messias esperado, o Salvador do mundo, cujo corpo não ficou preso na sepultura, mas ressuscitou. Da mesma forma, todo aquele que crê em Cristo Jesus não estará sob o poder da morte, pois mesmo que morra, ressuscitará no último dia. 


Pela fé somos unidos a Cristo em sua morte e sua ressurreição. Essa verdade nos faz cantar com Lutero: "Se vierem roubar os bens, vida e o lar; que tudo se vá. proveito não lhes dá. O Céu é nossa herança". 


Essa é a joia que vamos usar nesse Réveillon.

Um comentário:

  1. Excelente pregação pastor Mário, num tempo em que as pessoas buscam vantagens a qualquer custo.
    Fique na Paz.
    Sueli Carvalho

    ResponderExcluir